A crescente preocupação com a origem dos produtos e a produção agropecuária brasileira – seus pesticidas, agrotóxicos, hormônios e outros grandes malefícios à saúde e ao ecossistema – nos tornou mais criteriosos com o que colocamos no carrinho de nossas compras.

Para escapar de armadilhas do tipo, é preciso estar constantemente atento – e informado.

Os produtos vendidos na loja virtual da Huile Arôme Aromaterapia e Bem Estar, possuem selos de certificação nacional e internacional que comprovam a sua qualidade e procedência, proporcionando para você credibilidade e confiança em cada um de nossos produtos. Sem eles, não há garantias da origem dos produtos que levamos para casa e do quão sustentáveis eles realmente são.

Conheça alguns dos principais selos ecológicos de referência mundial:

selo-cruelty-free

Cruelty Free – O selo Cruelty Free foi criado pela People for the Ethical Treatment of Animals (Pessoas para o Tratamento Ético de Animais), (PETA), organização americana criada em 1980 e que hoje é a maior organização de direitos dos animais do mundo. Este selo certifica que os processos de produção não incluem testes em animais em nenhum estágio do seu desenvolvimento e produção, direta ou indiretamente (terceirizados). E que todos os processos de testagem de produtos são feitos através procedimentos técnicos em laboratórios, e não através de testes em animais.

selo-ibd-ingredientes-naturais

IBD Ingredientes Naturais – O Instituto Biodinâmico é uma organização brasileira que desenvolve atividades de certificação de produtos orgânicos e biodinâmicos. A produção orgânica certificada pelo IBD inclui projetos agrícolas, produção de insumos, industrialização de alimentos, pecuária de corte, piscicultura, silvicultura, entre outros. A certificação IBD tem credibilidade internacional e é monitorada por instituições como a IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements), da Inglaterra; DAR, da Alemanha; USDA, dos Estados Unidos; JAS, do Japão e DEMETER International. Este selo certifica que o produto ou cosmético contém pelo menos 5% de matérias-primas certificadas orgânicas. Os 95% restantes da formulação podem ser compostos por matérias-primas naturais não certificadas ou permitidas para formulações naturais.

certificado-organico-ibd

IBD Certificado Orgânico – O Instituto Biodinâmico é uma organização brasileira que desenvolve atividades de certificação de produtos orgânicos e biodinâmicos. A produção orgânica certificada pelo IBD inclui projetos agrícolas, produção de insumos, industrialização de alimentos, pecuária de corte, piscicultura, silvicultura, entre outros. A certificação IBD tem credibilidade internacional e é monitorada por instituições como a IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements), da Inglaterra; DAR, da Alemanha; USDA, dos Estados Unidos; JAS, do Japão e DEMETER International. Este selo certifica que o produto ou cosmético contém pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas. Os 5% restantes da formulação podem ser compostos por água, matérias-primas naturais, provenientes de agricultura ou extrativismo não certificados ou permitidos para formulações orgânicas.

selo-ecocert

ECOCERT – A Ecocert é um organismo de inspeção e certificação fundado na França, em 1991 por engenheiros agrônomos conscientes da necessidade de desenvolver um modelo agrícola baseado no respeito ao meio ambiente e de oferecer um reconhecimento aos produtores que optam por essa alternativa. Desde a sua criação a empresa especializou-se na certificação de produtos orgânicos. A Ecocert contribuiu ativamente para o desenvolvimento da agricultura orgânica nos anos 90, participando na discussão dos textos regulamentares legais na França e Comunidade Europeia. Ao longo dos anos, a Ecocert ganhou a confiança dos profissionais e consumidores e tornou-se uma referência na certificação orgânica no mundo. Em 2001 a Ecocert se estabeleceu no Brasil e desde então é uma presença forte no desenvolvimento da produção orgânica no nosso país, seja participando das discussões para a construção do regulamento orgânico brasileiro, como certificando milhares de produtores. Este selo certifica que o produto possui 95% de ingredientes orgânicos.

FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) – É uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 1993, com sede em Bonn, na Alemanha, e está presente em mais de 70 países.

O FSC é um fórum pioneiro que reúne vozes do hemisfério norte e sul, para definir o que é um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável, e identificar ferramentas que promovam uma mudança positiva e duradoura nas florestas e nos povos que nela habitam. Os produtos cosméticos que levam este selo, atendem aos dez princípios da FSC, entre eles a obediência às leis ambientais, o respeito aos direitos dos povos indígenas e a regularização fundiária.

NATrue – The International Natural and Organic Cosmetics Association (A.I.S.B.L.), é uma organização sem fins lucrativos internacional localizada em Bruxelas.  Ela promove e protege cosméticos natural e orgânico autênticos desde outubro de 2007. O selo NATRUE (True Friends of Natural and Organics Cosmetics), é um padrão internacional de certificação de cosméticos naturais e orgânicos, que assegura não apenas a qualidade natural e orgânica dos ingredientes que os compõem, como também a utilização de processos produtivos não agressivos e práticas amigas do ambiente, promovendo assim a agricultura biológica e a sustentabilidade. Assegura ainda que os produtos não foram testados em animais. No âmbito do selo NATRUE, os cosméticos naturais e biológicos são divididos em três níveis: 1. Natural, 2. Natural com parte Orgânico (70% de ingredientes orgânicos) e 3. Orgânico (95% de ingredientes orgânicos).

Eureciclo – A Eu Reciclo é uma empresa que oferece soluções para a logística reversa de embalagens, priorizando conceitos como sustentabilidade, transparência e inclusão. O selo foi idealizado para solucionar duas questões principais: a destinação final de embalagens geradas por empresas e marcas e a marginalização dos agentes da cadeia de reciclagem. A partir daí, a New Hope Ecotech, líder no setor de tecnologias para gestão de resíduos sólidos no Brasil, desenvolveu uma plataforma capaz de rastrear e armazenar dados da cadeia de reciclagem, criando assim o selo “eureciclo”. Quando impresso em uma embalagem, o selo certifica que a empresa destina recursos à cadeia de reciclagem, através da compensação ambiental de pelo menos 22% das suas embalagens, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos. O objetivo maior da iniciativa é elevar as taxas de reciclagem no país, que atualmente giram em torno de 3%.

selo-produto-organico-brasil

Produto Orgânico Brasil – O SISORG, Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica, administrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, do governo brasileiro, foi criado em 2010 para identificar e controlar a produção nacional de alimentos orgânicos, quanto a sua origem e processo produtivo. Este selo certifica que um produto ou cosmético contém no mínimo 95% de ingredientes orgânicos. Já os ingredientes que compõem os outros 5% devem ser identificados e estar dentro das regras de produção orgânica – agrotóxicos, por exemplo, estão proibidos de qualquer forma.

Sociedade Vegetariana Brasileira – A SVB, fundada em 2003 no Brasil, promove o vegetarianismo como uma opção alimentar ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo político, a Sociedade Vegetariana Brasileira realiza a conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo, e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos. Este selo fornece a garantia ao consumidor de que o desenvolvimento e fabricação de um determinado produto ou cosmético não teve qualquer uso de animais ou suas partes, a promoção do vegetarianismo estrito em todos os seus aspectos, incluindo o ético, o ecológico e o de saúde e a cooperação com organizações de âmbito local, regional, nacional e internacional com objetivos semelhantes.

DEMETER é a marca que identifica, mundialmente, os produtos biodinâmicos. Os produtos DEMETER fazem parte de uma rede ecológica internacional ligada ao DEMETER International, sediada na Suíça. O método de agricultura biodinâmica foi desenvolvido a partir da antroposofia, idealizada por Rudolf Steiner, em 1924, integrando o ser humano, animais, plantas, ambiente para a produção de alimentos. Para compensar a degradação do meio ambiente e perda de vitalidade dos alimentos, já previstos a ocorrerem naquela época, utilizam-se vários ‘preparados biodinâmicos’, compostos por ervas (mil-folhas, camomila, urtiga, dente de leão, casca de carvalho e valeriana), esterco bovino e sílica, para aplicações no solo e nas plantas. A certificação dos produtos biodinâmicos usa o selo DEMETERE. Este selo vem sendo usado desde a década de 1950 e que representa algo original, autêntico desde a sua origem e de alta qualidade. É um selo que alcança alto valor, representa produtos de alta qualidade.