Publicado em

5 óleos essenciais para ter sempre na sua farmácia

cinco-oleos-essenciais-para-ter-na-farmacia

Os óleos essenciais têm propriedades terapêuticas que podem curar ou prevenir os males da vida cotidiana. Oferecemos a você a descoberta de 5 óleos essenciais essenciais em seu armário de remédios.

Óleo essencial de lavanda acalma o estresse

oleo-essencial-de-lavanda-acalma-o-estresse

O verdadeiro óleo essencial de lavanda (lavandula angustifolia) tem uma infinidade de propriedades e virtudes.

Essa essência aromática tem seu lugar no armário de remédios porque possui muitas virtudes: alivia a ansiedade, nervosismo, insônia, inchaço e distúrbios digestivos.

Para acalmar os distúrbios de agitação e ansiedade, vários usos permitem usufruir dos benefícios do óleo essencial de lavanda:

Recomenda-se diluir 1 a 4 gotas de óleo essencial de lavandula angustifolia, por dia e antes de dormir, em um óleo vegetal. Também é possível inalar esses sabores terapêuticos voláteis; será suficiente ter 2 a 4 gotas de óleo essencial de lavanda em um difusor.

Externamente, você pode aplicar até 5 gotas de óleo essencial de lavanda, diluído em óleo vegetal de jojoba, por exemplo, nos antebraços e na área do plexo solar localizada no estômago, apenas abaixo do esterno.

O óleo essencial de lavanda faz parte da família de óleos essenciais com alguma segurança e geralmente é bem tolerado.

Óleo essencial de hortelã-pimenta alivia dores de cabeça

oleo-essencial-de-hortela-pimenta-alivia-dores-de-cabeca

As dores de cabeça são generalizadas e podem ter origens diferentes: falta de sono, estresse permanente, ansiedade, estilo de vida, comida…

O óleo essencial de hortelã-pimenta (mentha piperita) que possui propriedades analgésicas e anestésicas pode aliviar essas dores de cabeça.

As mulheres são muito mais afetadas por dores de cabeça do que os homens, especialmente porque as dores de cabeça são às vezes favorecidas por distúrbios femininos, como menopausa ou ciclos menstruais.

Essas dores mais ou menos intensas são muitas vezes desconfortáveis ​​e às vezes chegam ao limite do suportável. Eles podem afetar a vida cotidiana, reforçando o estado de cansaço e contribuindo para a diminuição da concentração e das faculdades intelectuais.

Externamente, será suficiente ter 2 a 4 gotas de óleo essencial de hortelã nas têmporas e pescoço e realizar uma massagem circular. A sinergia benéfica da massagem e as propriedades do óleo essencial de hortelã-pimenta devem aliviar rapidamente a dor e o desconforto.

Se a dor persistir, é recomendável consultar seu profissional de saúde.

Óleo essencial de cravo para combater a dor de dente

oleo-essencial-de-cravo-para-combater-a-dor-de-dente

Podemos identificar as origens da mau hálito bucal: comida, tabaco, álcool, etc., a chegada da dor de dente, queremos apenas uma coisa: que ela pare rapidamente!

O cravo-da-índia é reconhecido pela sua ação contra o tratamento da dor dentária, graças à sua composição eugenol, um anti-séptico e analgésico.

As dores dentárias podem rapidamente tornar-se insuportáveis ​​ou paralisantes, com a incapacidade de falar e / ou comer. Em alguns casos, a dor pode se estender à cabeça e pescoço.

O óleo essencial de cravo-da-índia (eugenia caryophyllus) será muito apreciado no armário de remédios, aguardando a consulta no dentista.

Você pode ter até 3 gotas de óleo essencial de cravo-da-índia em um cotonete e aplicá-lo diretamente na área infectada, sem engolir, para entorpecer os nervos e aliviar a dor.

Como as dores dentárias têm origens diferentes, é altamente recomendável consultar o profissional de saúde assim que aparecer para impedir sua evolução e curar a infecção o mais rápido possível.

Óleo essencial de gerânio essencial para a vida cotidiana

Na aromaterapia, apenas algumas variedades de gerânio são usadas, enquanto existem centenas delas.

O óleo essencial de gerânio Pelargonium graveolens, Pelargonium odorantissimum tem um cheiro delicioso que pode exaltar os sentidos. Seu aroma cativante acompanha a fabricação de certos perfumes.

Mas, essa essência vegetal tem muitos outros ativos que servirão na vida cotidiana. As batidas ou quedas que causam feridas ou contusões fazem parte dos frequentes acidentes domésticos menores, e os benefícios do óleo essencial de gerânio serão apreciados.

No caso de feridas, as propriedades analgésicas desse óleo essencial tratam a dor e suas virtudes hemostáticas e anti-sépticas interrompem o sangramento e desinfetam a área irritada. O óleo essencial de gerânio também pode ser usado para contusões.

Além disso, o óleo essencial de gerânio pode ajudar em uma das doenças de pele mais comuns: micose cutânea superficial. Contagiosa, está ligada à proliferação de fungos invisíveis a olho nu. Ela afeta crianças e adultos. A infecção pode se espalhar e ser acompanhada de prurido, descamação ou outras lesões. Por serem muito problemática, ela requer um tratamento fungicida (= que destrói os fungos).

O óleo essencial de gerânio mostra-se uma solução eficaz de aromaterapia, com sua poderosa ação antifúngica, combatendo a infecção relacionada à micose cutânea.

Se a ferida, sangramento ou contusão forem muito grandes, você deve procurar imediatamente seu médico.

Óleo essencial de limão ajuda na digestão

oleo-essencial-de-limao-ajuda-na-digestao

O limão é uma fruta com várias propriedades. É amplamente utilizado e é encontrado em alimentos, cosméticos, produtos domésticos, bem como na área médica.

Às vezes, o corpo tem problemas para digerir os alimentos, pode ser devido a escolhas alimentares excessivas ou ruins ou outros fatores como ansiedade.

O óleo essencial de limão é então um aliado da digestão, estimulando a ação da vesícula biliar, do pâncreas e do fígado. A produção e o armazenamento da bile otimizarão a digestão de carboidratos e lipídios. Sua composição de vitamina C fortalece o sistema imunológico.

Apesar de seu sabor ácido, o limão é um alcalino que promove o retorno ao equilíbrio ácido-base do corpo.

As celebrações de final de ano ou as mudanças sazonais mudam os hábitos alimentares e colocarão o corpo à prova de uma nova adaptação, sem dificuldade.

Texto extraído da matéria publicada no site Passeport Santé.

Tradução e adaptação: Claudia Macedo – Aromaterapeuta.


Fontes

  1. Les 24 membres de la Commission E constituaient un panel interdisciplinaire exceptionnel qui comptait des experts reconnus en médecine, en pharmacologie, en toxicologie, en pharmacie et en phytothérapie. De 1978 à 1994, ces spécialistes ont évalué 360 plantes en se basant sur une documentation très fournie comprenant, entre autres, des analyses chimiques, des études expérimentales, pharmacologiques et toxicologiques ainsi que des recherches cliniques et épidémiologiques. Le premier jet d’une monographie était révisé par tous les membres de la Commission E, mais aussi par des associations scientifiques, des experts universitaires et d’autres spécialistes.
  2. Huiles essentielles mode d’emploi, nerys purchon
  3. Huiles essentielles chémotypées, a.Zhiri, D.Baudoux, M.L Breda
  4. Aromathérapie, DR J.Valnet
  5. Les maux de tête (céphalées) sont-ils fréquents (l’organisation mondiale de la santé)
  6. Mycoses cutanées, ameli-santé
  7. Les mycoses cutanées, pharmaconseils
  8. Santé bucco-dentaire, l’organisation mondiale de la santé.
  9. Les maux de tête (céphalées) sont-ils fréquents (l’organisation mondiale de la santé)